Dia Mundial de Conscientização do Autismo! 🧩

Hoje, 02/04, é o dia dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Agora, acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto – vamos lá! 👇

Também conhecido como TEA, é uma condição complexa de desenvolvimento neurológico que geralmente se manifesta nos primeiros anos de vida. Caracterizada por desafios em duas áreas principais: a comunicação e interação social, e padrões de comportamento, interesses ou atividades restritas e repetitivas.

A intensidade dos sintomas varia amplamente, fazendo com que cada pessoa com autismo tenha um conjunto único de desafios e habilidades.

Entendendo que cada aluno possui um universo único de necessidades, facilidades e potenciais, a presença de uma psicopedagoga torna-se essencial, desempenhando o papel de acompanhar nossos alunos, especialmente aqueles no espectro autista. Dessa forma, trabalha de perto com cada aluno, reconhecendo e valorizando suas individualidades, não medindo esforços para que o Colégio se torne um lugar mais adequado e seguro.

Entendemos que a conscientização sobre o autismo é fundamental para promover a aceitação, respeito e apoio necessário de todas as partes envolvidas na comunidade escolar. Também acreditamos que o ambiente educacional é responsável por auxiliar no crescimento e desenvolvimento de todos, seja emocionalmente ou socialmente.

Com isso, o Colégio Dom Bosco, é preparado para reconhecer, se adaptar e responder a essas características de aprendizagem de todos os alunos, a fim de alcançar a excelência acadêmica.

Buscamos não apenas educar, mas também inspirar uma geração de jovens preparados para construir um futuro mais compreensivo e respeitoso para todos. 💙