Programa Bilíngue

Em 2014, o Colégio Dom Bosco de Telêmaco Borba destacou-se no mercado com a implantação do Programa Bilíngue na Educação Infantil, inserindo os alunos do Maternal ao Nível III nesta nova realidade. Na sequência, em 2015, implantou a modalidade para os alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Em 2015, os alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, também foram incluídos neste Programa, concluindo assim a implantação do mesmo.

Esta modalidade vai além do ensino tradicional de uma segunda língua e visa proporcionar um ensino significativo aos alunos, que, por meio deste, serão inseridos desde seus primeiros anos nesta realidade bilíngue, através do processo de imersão parcial, cuja proposta é que o aluno fique imerso num ambiente sonoro da língua-alvo durante uma hora todos os dias, não ficando limitado somente à fonética e escrita do idioma, mas também aprenda a carga cultural nele contida.

A aquisição de uma segunda língua visa possibilitar uma maior inserção social e uma melhora na qualidade dos relacionamentos interpessoais, uma vez que vivemos num mundo globalizado. A proposta implica que o aluno, além de se tornar bilíngue, aprenda novos valores culturais, respeitando a diversidade existente em outros lugares que não no seu meio habitual.

Gabryela Lagos

Teacher de Inglês da Educação Infantil.

“Ensinar inglês na educação infantil vai além de apenas transmitir uma língua estrangeira. É proporcionar às crianças uma janela para o mundo, um horizonte expandido de possibilidades. O inglês na infância promove o desenvolvimento cognitivo, aprimora a coordenação motora e estimula a criatividade. Além disso, o contato precoce com o inglês facilita a assimilação do idioma no futuro, tornando o aprendizado mais natural e eficiente. As crianças absorvem rapidamente novas palavras e estruturas linguísticas, transformando o processo em algo lúdico e prazeroso.”

”Teaching English in early childhood education goes beyond just transmitting a foreign language. It’s providing children a window to the world and an expanded horizon of possibilities. English in childhood promotes cognitive development, improves motor coordination and stimulates creativity. Furthermore, early contact with English facilitates the assimilation of the language in the future, making learning more natural and efficient. Children quickly absorb new words and linguistic structures, transforming the process into something playful and enjoyable.”

Robledo dos Santos

Teacher de Inglês do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

“O ensino da Língua Inglesa no colégio Dom Bosco não é apenas ensinar / aprender, ele atravessa barreiras transformando o ensino em aprendizagem, que se transforma em amizade, diversão e fluência. O estudo do Inglês juntamente com a cultura norte americana faz dos nossos alunos não apenas fluentes na língua, como também aptos a conhecer sobre costumes, datas e culturas referentes a América do Norte. A interação dos alunos, apresentação de trabalhos 100% em inglês nos deixa cada vez mais orgulhosos dos caminhos que nossos alunos estão construindo.”

“The English teaching at Dom Bosco school is not only teaching / learning, it crosses barriers changing the teaching into learning, which becomes friendship, fun and fluency. The English studying with the North American Culture, makes our students not only fluent but also able to know about behavior, dates and culture of the North America. The students’ interaction, speeches presentation 100% in English, makes us proud of the path our students are building.”