Da propaganda a culinária – Aprendizagem além da sala de aula
Faz parte do nosso diferencial ir além da sala de aula e utilizar recursos de diversas áreas do conhecimento para estimular a aprendizagem dos nossos. Em mais uma edição do Projeto Boas Práticas, os alunos do Ensino Fundamental I e II estudaram conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de uma forma dinâmica e bem diferente.
O texto publicitário e a propaganda são formas de estimular a venda de um produto ou divulgar uma ideia, e seguindo os elementos deste gênero textual, os alunos do 3° ano sob orientação da professora Paula Pius foram desafiados a criarem um slogan para um determinado produto.
Nesta etapa da atividade a professora reforçou a importância do uso dos verbos no modo imperativo, retomando os conteúdos e colocando em prática o conhecimento desenvolvido durante as aulas.
Já as professoras Natália Calzetta e Luciana Nonato, professoras de Matemática e Língua Portuguesa respectivamente, por meio da atividade intitulada “Da Classe dos Numerais ao Gênero Textual Receita”possibilitaram aos alunos a reflexão, leitura e escrita matemática integrada ao uso da língua portuguesa, unindo conceitos e possibilitando a aplicação dos assuntos aprendidos em sala.
Os alunos pesquisaram diferentes tipos de receitas, que ao serem colocadas em prática, contribuíram para a aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, como medidas, capacidade, quantidade, sistema monetário, entre outros.
Como conclusão deste trabalho, foi proposto aos alunos que gravassem um vídeo para ser apresentado à turma, demonstrando as quantidades, valores e proporções de cada ingrediente indicado na receita escolhida, assim, todos puderam aprender e compartilhar as experiências adquiridas.
E o final de tudo isso? Muita receita deliciosa, que deixou todos com água na boca.
RELATO DOS ALUNOS:
“Com a atividade da propaganda entendi que a propaganda (o texto) é que faz os produtos serem vendidos, ela precisa ser muito chamativa e atraente, e também com uma frase que grude na cabeça das pessoas. Me diverti fazendo o meu cartaz, criei muitos desenhos”.
Aluno: João Gomes – 3º ano
“Achei legal essa atividade, pois não me sinto muito bem em frente às câmeras, mas foi divertido e dinâmico! Gostei bastante”.
Aluna: Milena Gavlak – 3º ano
“Adorei a experiência de compartilhar uma receita, muito legal de fazer e aprendemos muito”.
Aluna: Lívia Pialarissi – 6º ano