Saiba como transformamos conteúdos disciplinares em atividades encantadoras

As atividades do projeto Ensino em Ação são planejadas para tornar o aprendizado um momento especial para os nossos alunos, e mais uma vez, os professores trouxeram para sala de aula formas inovadoras de ensinar!

 

O Grande Rabanete

Nossos pequenos do maternal, vivenciaram a experiência de ter o contato com a produção de uma HORTA SUSTENTÁVEL, onde eles puderam, através da história O Grande Rabanete, entender os processos do cultivo, desde o plantio da semente até a colheita.

Após a dramatização da história feita pelas professoras e alguns alunos, eles realizaram uma atividade de pintura e colagem para observar as sementes do rabanete, e por fim, plantaram em conjunto uma mudinha.

 

O Pote da Calma

Com o objetivo de estimular a criatividade, aguçando o aprendizado desde os primeiros anos de vida, o pote da calma é uma ferramenta sensorial que ajuda a criança a relaxar, controlando as emoções.

Este brinquedo é produzido utilizando uma garrafa pet, glitter colorido, um peixinho de plástico, corante e água.

Após fechar a garrafa com uma fita colorida na tampa e sacodir bastante, para que o conteúdo se misture, a criança observa a delicadeza dos movimentos que a transporta para um momento de tranquilidade.

 

O Mundo dos Invertebrados

Nossos alunos se divertiram aprendendo a diferenciar os grupos de animais invertebrados, identificando as características e as relações entre os diferentes grupos e compreendendo o ciclo de vida destes animais e a sua metamorfose.

Para realizar a atividade, os alunos escolheram um invertebrado e o reproduziram utilizando massinha de modelar para dar o formato estrutural. Eles apresentaram os trabalhos aos colegas de classe como parte da avaliação na disciplina de Ciências.

 

 

A Importância da Alimentação Saudável

Os vegetais contribuem para nossa saúde e incluí-los na alimentação diária colabora também para uma rotina de vida mais saudável.

Durante a aula, com o apoio da professora, a turma reproduziu uma receita de bolo de cenoura, aprendendo também, como higienizar os alimentos da forma correta.

Além de cozinhar ser uma ótima forma de trabalhar a convivência, esse momento de descontração gera conhecimento.

Ahh!!…O bolo ficou uma delícia!

 

Brincadeiras Antigas

Nada melhor do que aprender brincando não é mesmo?

Nossos alunos, se divertiram, buscando entender o universo das brincadeiras que seus pais e avós faziam quando eram crianças.

Para realizar a atividade, as turmas precisaram realizar uma pesquisa com seus familiares, buscando jogos e brincadeiras do passado, sem o uso da tecnologia.

A atividade além de trabalhar a pronuncia em espanhol durante cada apresentação, proporcionou aos alunos, um momento de descontração e alegria. Todos trouxeram jogos e se divertiram juntos!

 

A Formação das Palavras

Aprender sobre a diferença das palavras parece ser difícil, porém quando isso é feito de forma didática e leve tudo fica mais fácil.

Através de revistas os alunos diferenciaram as palavras com SS, X e CH, Z, Ç e C.

Após formarem as palavras eles foram divididos em grupos, e juntos brincaram de “Soletrando”. Cada acerto contava 10 pontos.

Foi fácil perceber como eles ficaram entusiasmados com essa dinâmica.

 

  Tecnologia Como Parte do Aprendizado

Nesta atividade, nossos alunos tinham como principal objetivo- Identificar as funções orgânicas, classificar as cadeias carbônicas e realizar a aplicação do conteúdo trabalhado em sala de aula.

Para trabalhar os resultados adquiridos durante a aula, o professor propôs uma atividade em forma de teste, utilizando o aplicativo Plickers. A atividade foi feita em dupla, e todos tinham que responder as questões corretamente.

 

Metodologias Ativas e a Teoria da Evolução

Através das metodologias ativas nossos alunos aprenderam as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin, e para isso escolheram uma estação e uma cor.

Este método é chamado de Estação Rotativa, onde o aluno pode realizar atividades para trabalhar o conteúdo proposto. Neste caso a divisão foi feita por grupos de 4 e 5 pessoas que estudaram as teorias através de vídeos, simuladores virtuais, quebra-cabeças e desafios.

 

Confira os relatos dos alunos:

“Nós fomos com a professora Ana até a sala de metodologias ativas para fazer uma aula mais dinâmica sobre evolução, a aula nos ajudou a entender com mais facilidade e acredito que pela troca do ambiente e as atividades mais dinâmicas feitas no dia, foi muito mais fácil para eu aprender e compreender sobre a matéria, e não só eu, mais o meu grupo pelo menos achou muito bom o método de aprendizagem que foi elaborado para realizar no dia.”

Aluno: João Henrique Moura-2ª Série/Ensino Médio

 

“Gostei demais do projeto de rotação de biologia. O método foi simples, mas rendeu muito aprendizado, conseguimos ver na prática cada processo. Foi possível aprender “brincando”, muito eficiente.”

 

Aluna: Yasmin Cristine Schlup Taques-2ª Série/Ensino Médio

 

 

“Eu adorei fazer o ciclo de vida da borboleta, pude perceber sua transformação em cada fase.”

Aluna: Júlia Geffer-3°Ano/Fund I

 

“Me diverti fazendo o ciclo de vida da Medusa (Água viva), ela tem muitas fases diferentes.”

Aluno: Matheus Firmino-3°Ano/Fund I

 

“Uma maneira diferente e inovadora para aprender, pois a discussão com o colega nos faz pensar de modo diferente, e após as respostas de todos, o professor explica os erros e acertos e então gravamos o conteúdo com mais facilidade.”

 Aluno: Cláudio César Scarpa-2ª Série/Ensino Médio

 

“Eu achei que fazer o “Soletrando” foi uma ótima ideia! Além de ser uma forma de aprendizado, foi muito divertido. Haviam palavras que eu não sabia como escrever, e com o “Soletrando” eu aprendi. Parabéns professora pela sua dedicação e criatividade. Eu adorei!!!”

Aluna: Livia Pialarissi Demetrio Silva – 6º ano/Fund II

 

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