Nesta quinta-feira (19/03), no período da manhã, a Instituição Fateb/Dom Bosco passou por um processo inédito para todos os presentes, a simulação de incêndio. O alarme de incêndio foi disparado propositalmente e a equipe de brigadistas se colocou a postos para evacuar o prédio todo o mais rápido possível.
Para que a simulação fosse completa e efetiva, foi recebido o apoio da Polícia Militar e uma Ambulância Municipal, que fizeram plantão em frente ao prédio, com suas respectivas viaturas à disposição, estacionadas em locais estratégicos no pátio da Instituição.
“O processo de simulação ocorreu de forma tranquila e organizada. Todos os participantes, incluindo os alunos, que eram a maioria, colaboraram de maneira espetacular. Além disso, nossa equipe conseguiu evacuar o prédio em tempo hábil, segundo orientação do Corpo de Bombeiros, o que podemos considerar como um resultado satisfatório”, completou a Diretora Geral do Colégio Dom Bosco, Flavia Pontara.
A Instituição cancelou a simulação no período da tarde por conta do mau tempo e aguarda condições de clima favorável para realizar no período da noite.
Curso de Brigadista
Essa simulação se deu através de um projeto de brigada de incêndio em parceria com a empresa MR2, implantado por iniciativa das mantenedoras da Instituição, após o compromisso assumido junto ao Corpo de Bombeiros de Telemaco Borba. Entre a equipe de brigadistas treinada, aproximadamente 35 pessoas entre direção, colaboradores e professores participaram de aulas teóricas e práticas, focando os seguintes tópicos: primeiros socorros, proteção contra incêndio, utilização de extintores, dentre outros tópicos em atendimento aos requisitos da norma regulamentadora 23 e norma de procedimento técnico, conhecida como NPT 017, estabelecendo, desta forma, condições mínimas para a composição, formação, implantação e treinamento, para atuação na prevenção e no combate a incêndio, seguindo ao novo código de segurança contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
Segundo o senhor Rochel Rocha, coordenador geral da empresa MR2, a Brigada atuante trabalha na prevenção à vida do ser humano, assim também trabalhando no combate a incêndio, tendo um cenário nacional mais consciente em relação ao respeito à vida. Não só como obrigação a requisitos, mas sim nascendo um conceito de valor a vida.
“Projetos desta natureza deveriam ser habituais em instituições que abrigam um número grande de pessoas, como é o caso da Fateb/Dom Bosco. Este é um conceito que vem mudando o comportamento das pessoas, que hoje, absorvem essas práticas com extrema maturidade. A nossa necessidade surgiu junto ao crescimento da Instituição, tendo em vista o tamanho de sua estrutura atual, que abriga um total aproximado de duas mil pessoas, entre alunos, professores e colaboradores, divididos entre os três turnos de funcionamento”, ressaltou a Diretora Geral da Fateb, Paula Pontara.