Você sabia que o Ensino Médio mudou?

Previsto pela lei 13.415/17, o Novo Ensino Médio começou a implementação gradual agora no ano de 2022. Essas mudanças têm como objetivo incentivar o papel protagonista dos estudantes, valorizando suas preferências e interesses.

A grade curricular das escolas públicas e privadas de Ensino Médio foi alterada para  trabalhar, além disciplinas tradicionais, a aplicação delas de forma articuladas e  interdisciplinares, ou seja, serão estabelecidas relações entre mais de uma disciplina. Os conteúdos foram divididos em Áreas do Conhecimento e seus Componentes Curriculares, que são elas:

– área de linguagens e suas tecnologias (arte, educação física, língua inglesa e língua portuguesa);

– matemática e suas tecnologias;

– ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química);

– área de ciências humanas e sociais aplicadas (filosofia, geografia, história e sociologia).

Entre as principais mudanças está a carga horária que teve uma ampliação de 800 horas para 1.000 horas anuais. Sendo assim, o Ensino Médio terá um total de três mil horas durante os três anos, sendo 1.800h para a Formação Geral Básica, que são as matérias já existentes no Ensino Médio, e 1.200h destinadas aos Itinerários Formativos.

Aí vem a pergunta: mas o que são os Itinerários Formativos?

É uma das principais mudanças também! Nada mais é do que o conjunto de disciplinas, projetos e oficinas que os alunos poderão se aprofundar nos estudos.

Os colégios terão autonomia de decidirem quais as disciplinas dos itinerários serão ofertadas.

Aqui no colégio Dom Bosco estamos sempre em busca da melhor maneira de incentivar os estudos dos nossos alunos. Pensando nisso, traremos muitas aulas práticas em nossos laboratórios e disciplinas que estimulem nossos alunos a pensarem em melhorias para a vida e para o planeta, mas não só para essa geração e sim para todas as outras que ainda virão.

Nosso objetivo é que o aluno consiga unir o que ele aprende na escola com seus interesses pessoais e profissionais, podendo se aprofundar nos conhecimentos dos quais ele tem mais interesse. Desta forma, os estudantes sairão preparados e com ainda mais certeza das escolhas que irão fazer na hora de prestar um vestibular ou ingressar no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo