Projeto Fofoca Literária

 

Não há dúvida que a literatura se apresenta como o instrumento artístico de análise de mundo e de compreensão do homem. Por meio da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Além disso, poder vivenciar experiências que propiciem e concretizem os conhecimentos significativos da sua aprendizagem.

O projeto Fofoca Literária proporciona aos alunos a chance de desenvolver seus conhecimentos através do mundo dos livros.

Todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio trabalharam os gêneros textuais dentro e fora da sala de aula, buscando compreender suas diferenças e abordagens, estimulando o hábito da leitura e escrita.

A programação do projeto, começou com a escolha de um livro para cada turma, e através de atividades, eles trocaram experiências sobre a compreensão da leitura, produziram informações textuais (resumos), ilustrativas (Histórias em quadrinhos) e audiovisuais (Jornal falado).

 

Contação de histórias e a Maleta Literária

 

Por meio da contação de histórias, busca-se despertar o melhor de nossos alunos, levando-os a experimentar emoções, conviver com os personagens e identificar as situações do dia a dia, através de histórias de Fadas, histórias de bichos e histórias com pessoas, tornando o momento da leitura um aprendizado prazeroso e significativo.

E para deixar esse momento ainda mais divertido, cada aluno confeccionou uma maleta literária, que servirá de portfólio, e ao encerramento de cada história eles a levarão para a casa, a fim de estimular o hábito de leitura com seus familiares.

Com colagens de seus desenhos e personagens favoritos, as maletas se destacaram e enriqueceram ainda mais o projeto.

O Fofoca Literária ainda vai nos surpreender muito e estamos ansiosos para os próximos capítulos dessa linda aventura.

 

“Quanto mais eu leio, mais descubro o tamanho do mundo e mais
tenho o desejo de conquistá-lo. Se um mesmo texto for lido por várias
pessoas, cada uma terá lido o texto à sua
maneira, de acordo com a sua visão de mundo, graças
aos outros textos que já estão escritos em
nós mesmos”,
afirma Paulo Freire.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo