Pilhas e baterias, se estouradas ou amassadas, liberam um resíduo extremamente tóxico. Este resíduo é composto de mercúrio, cádmio e chumbo, substâncias que ao entrar em contato com o corpo humano podem desencadear inúmeras doenças. O chumbo, por exemplo, pode provocar doenças neurológicas e o cádmio e mercúrio podem afetar a condição motora.
Mesmo que você não tenha nada em sua casa que utilize pilhas ou baterias, quando alguém as descarta de forma incorreta, esses elementos entram em contato com animais, frutas, verduras e legumes, os quais você poderá ingerir.
E, para formar cidadãos e conscientizar a comunidade, o Colégio Dom Bosco volta às aulas com a energia renovada, desta vez com o Projeto D’Volta que trabalha sobre o destino adequado às pilhas e baterias. Para isso, a partir de hoje (20/07), a Instituição passa a ser um ponto de coleta desse tipo de material.
Esse projeto tem à sua frente a professora de Física do Ensino Médio Fábia Cristina Ferraz, que possui vasta experiência na área, recebendo em edições anteriores do Projeto Melhor do Mundo da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná uma premiação.
O destino dos objetos recolhidos na Instituição será a empresa GM&CLog, de São Paulo, que garantirá o descarte correto destes materiais.
Que tal apoiar esta causa? Seja você também um ponto de coleta da sua família e traga todo o material arrecadado para nossa lixeira laranja que está concentrada na entrada do Piso II. Nós cuidamos do Meio Ambiente, e você, está fazendo a sua parte?