Aos 4 anos a criança já apresenta sinais de sua independência. Nesta idade a curiosidade é aguçada e os “comos” e “porquês” são palavras frequentes no vocabulário. Elas conseguem imaginar além do que se vê, por isso, nesta fase, jogos e brincadeiras são ferramentas essenciais para o aprendizado.
Foi usando a brincadeira “Jogo dos Nomes” e em clima de descontração que os alunos do Nível II “A” e “B” desenvolveram atividades no dia de hoje (08/09). Em duplas, os alunos deveriam soprar uma bolinha de papel, que ao mover-se, aproximava-se de imagens dispostas no chão pelas professoras (árvore, cachorro e menina). Se a bolinha caísse na árvore, o colega que soprou deveria perguntar ao outro o nome de uma fruta; no cachorro: a pergunta era o nome de um animal; na menina: deveria questionar o nome um(a) amigo(a) da turma.
A cada rodada os alunos vibravam e adquiriam mais conhecimento, já que de acordo com a regra do jogo, nomes já falados não poderiam ser repetidos e cada acerto era pontuado com um feijão para a dupla, que ao final da brincadeira seriam contados para definir a equipe vencedora.
Atividades como essa possibilitam aos alunos além dos estímulos a socialização, concentração e desenvolvimento psicomotor, uma oportunidade de administrar os desafios e valorizar o mérito do colega. Sabemos que nem sempre é possível ganhar, mas devemos nos orgulhar de competir de maneira correta e dedicada, ou seja, um mix de aprendizado em única atividade!
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