
Pela segunda vez, o Brasil celebra neste dia 19 de abril o Dia dos Povos Indígenas – uma mudança significativa em relação ao antigo ‘Dia do Índio’, como era conhecido até julho de 2022.
A razão por trás dessa modificação é o reconhecimento de que a palavra ‘índio’ é problemática por ser um termo genérico que não reflete a diversidade e a riqueza cultural. 👇
Esta data não apenas marca um momento de reconhecimento e celebração da rica diversidade cultural dos povos originários, mas também nos convida a refletir sobre a importância de preservar suas tradições, línguas e territórios, já que estas moldaram e continuam a enriquecer a história e identidade do nosso país.
Sabemos que desde a colonização até os dias atuais, as comunidades indígenas têm resistido bravamente à perda de suas terras, à discriminação e à marginalização, mantendo viva sua conexão com a natureza e suas tradições, e em comemoração a data, tivemos uma programação focada em ressaltar essa trajetória.
Durante os dias 18 e 19 de abril, o projeto “Celebrando a Diversidade e Cultura Indígena” veio de encontro aos nossos alunos para aprenderem sobre a história, os costumes e as lutas destes povos, promovendo assim a tolerância e o respeito mútuo.
Tivemos o Cine Indígena, onde foram exibidos documentários e filmes que abordam estes desafios contemporâneos enfrentados, e também recebemos a visita do Indígena Renato, Cirurgião Dentista, da Aldeia Quaimadas – Ortiguera/PR, que abriu uma roda de conversa e reforçou a importância da preservação cultural desses povos e como ela contribui para a diversidade e enriquecimento de nossa sociedade – nossos alunos amaram e o encheram de perguntas!
Vamos celebrar o Dia dos Povos Indígenas com respeito, gratidão e solidariedade, reconhecendo que a diversidade é o que nos torna verdadeiramente ricos como nação! 🤝
Juntos, podemos construir um futuro onde todos os povos possam prosperar em harmonia. 🌎💙