Conhecendo realidades – Vem aí, Feira de Ciências!

Mais do que ensinar um conteúdo, o Colégio Dom Bosco promove atividades que contribuem para tornar seus alunos cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade. Prova disso, foi a visita que os alunos da 1ª série do Ensino Médio fizeram à Chácara Manaaim, local de recuperação para dependentes químicos, localizada a 15km de Telêmaco Borba, mas que recebe internos tanto da cidade quanto da região.

“Saúde e Drogas” é o tema desta turma para a Feira de Ciências que se aproxima, e nada melhor que relatos verdadeiros de ex-usuários para agregar na pesquisa.

Na chegada, alguns internos relataram suas histórias com as drogas e contaram aos alunos algumas experiências vivenciadas, durante e depois do internamento na chácara. Logo após, foi o momento de descontração, onde visitantes e internos cantaram, dançaram, conversaram e tomaram um delicioso café da manhã, providenciado pelos próprios alunos.

A Professora Eleniza Tais Soares, professora de Inglês e responsável pela turma da 1ª série, salientou que a visita não tem relevância somente para o trabalho em questão. “A importância dessa visita se deve não somente para a Feira de Ciências, mas também para que eles se conscientizem sobre os riscos de usar drogas e levem isso para a vida”, destacou.

Para a aluna Verônica de Paula, o mais importante da visita foi sair das pesquisas da internet e ter o contato com a realidade. “Ouvir a história de quem realmente viveu aquilo e ver que as consequências não são boas, foi o que mais agregou ao nosso trabalho”, disse.

Manuela Anderson Rozanski contou animada que essa visita foi uma das melhores que ela já fez com o colégio. “Escutar eles contando as mudanças que tiveram na cabeça, corpo e vida é muito impactante e essa experiência compartilhada marca a nossa vida. São histórias que vou contar para os meus filhos, para que eles tenham consciência de que não é um bom caminho a seguir”, relatou.

As histórias tristes e ao mesmo tempo emocionantes, de pessoas que se envolveram com as drogas lícitas e ilícitas, mas que estão tentando se reerguer serviram de exemplo para os alunos e trouxeram ainda mais conhecimento para o desenvolvimento do trabalho que estão produzindo. Como forma de agradecimento, os alunos arrecadaram materiais de higiene pessoal, que foram distribuídos aos internos durante a visita.
O Colégio Dom Bosco agradece ao Pastor Josué Bicalho, coordenador da Comunidade Terapêutica Manaaim, e ao Pastor Davis Roberto Daniel, Pastor da Igreja Metodista de Telêmaco Borba, pela oportunidade e apoio na organização das atividades desenvolvidas durante a visita.

[new_royalslider id=”59″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo