Lateralidade e coordenação visomotora, são funções que andam juntas e extremamente importantes para a alfabetização. A lateralidade além de mostrar direita e esquerda, também faz com que as crianças desenvolvam o senso de espaço, que na alfabetização facilitará na forma como elas escrevem, os limites no caderno de caligrafia e tamanho da letra.
Já a coordenação visomotora é a responsável por orientar a direção dos olhos, na capacidade de diferenciar objetos. Esse tipo de coordenação auxilia no processo de escrita e leitura pelo fato de memorizar e organizar visualmente as palavras, discriminando letras, significados, integração de símbolos e formação de imagens.
Para desenvolver essas capacidades em nossos alunos, as professoras do Nível III “A’ e “B”, aplicaram uma atividade diferente em sala de aula. Primeiramente elas repassaram aos alunos o que é direita e esquerda e depois partiram para um momento especial de descontração, a fim de fixar o aprendizado.
Com uma pista de corrida no chão feita com fita durex colorida, as professoras passavam o comando ao aluno que estava na vez, se ele tinha que ir pela pista da direita ou da esquerda até alcançar o ponto de chegada. Após cumprir o caminho pela pista correta restava comemorar a vitória no pódio do aprendizado.
[new_royalslider id=”129″]