Como se forma a chuva? O que é um ciclo hidrológico? Depois da experiência de hoje (11/09) os nossos alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental I sabem responder, com absoluta certeza que não é fazendo a dança da chuva que esse fenômeno da natureza ocorre.
Em sala de aula eles aprenderam que esse ciclo tem origem na evaporação. Tudo começa quando a água, dos rios por exemplo, evapora, formando nuvens que ficam carregadas e então a chuva ocorre. Esta água entra em contato com o solo, tomando diferentes destinos, uma parte é absorvida e filtrada pelo solo, e outra, como a água dos rios, evapora retornando à atmosfera para iniciar um novo ciclo.
Para que os alunos pudessem observar como isso acontece na prática, a professora Joelma Aparecida Mendes, responsável pela turma, realizou a experiência que simula um ciclo hidrológico. Em um recipiente de vidro foi depositado pedrinhas de aquário, pedras normais, areia e por fim terra, nessa ordem, uma camada em cima da outra. Depois foi a hora de despejar um pouco de água e cobrir com papel filme.
“Os alunos puderam observar que uma parte da água foi absorvida pelo solo que ao atingir sua capacidade de absorção empoçou, e que após algum tempo parte dela evaporou, ficando retida no papel filme formando novas gotículas que voltaram a cair. Assim, foi possível entender perfeitamente como esse ciclo ocorre”, comenta a professora Joelma.