Hoje (17), os alunos da 2ª e 3ª Série do Ensino Médio e do 8° Ano do Ensino Fundamental II reuniram frutas, peixes, bexigas e detergente e foram para o laboratório. O objetivo era colocar em prática alguns experimentos para, desta forma, poder visualizar e aprender melhor os conteúdos repassados em sala de aula.
Para os alunos da 3ª Série, a empolgação era para ver o DNA das frutas. Eles trituraram morangos, bananas e tomates, mexeram bastante e colocaram em um tubo de ensaio. A professora Michele Machado, de Biologia, acrescentou álcool e após um tempo de espera foi possível ver o DNA, a olho nu, subindo e flutuando. Bom, aí vocês já devem imaginar que a empolgação tomou conta e o que se ouvia era “nossa, que legal ver o DNA subindo”!
Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio enfrentaram o cheirinho não muito agradável do peixe para ver mais de perto a anatomia interna e externa do animal. Com muita empolgação, eles partiram para a prática e dissecaram os bichinhos.
Foi utilizando garrafa PET, balão e canudo que os alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental II fizeram um “pulmão”. Com esse experimento, eles observaram como o nosso diafragma funciona quando inspiramos e expiramos. A atividade foi tão divertida que ao final os alunos fizeram uma disputa para saber quem ficaria com o “pulmão”.
A professora Michele acha de extrema importância a execução de atividades assim para a compreensão dos alunos, “Eles colocam a teoria em prática, o que facilita a aprendizagem. Por isso, acredito que o laboratório deve ser um instrumento dos professore de Ciências, seja ela Biologia, Física ou Química”, disse.
[new_royalslider id=”63″]