Pare e pense: quantos aparelhos na sua casa utilizam pilhas e baterias? E quando elas acabam para onde são destinadas? Geralmente, temos nas nossas casas diversos equipamentos que precisam de pilhas e baterias para funcionarem, porém, nem sempre damos o destino correto para esses materiais quando eles não têm mais utilidade.
Com o pensamento na preservação do Meio Ambiente e na questão da destinação correta deste material, hoje (01/06), o Colégio Dom Bosco fez o lançamento do Projeto D’Volta, que visa recolher pilhas e baterias para dar a elas o destino certo. Através deste projeto, o Colégio Dom Bosco e a FATEB passam a ser pontos de coleta desses materiais quando já não são mais utilizáveis. Não só alunos, acadêmicos e professores poderão depositar o material no local, mas também a comunidade em geral.
O projeto faz parte de uma programação especial que envolve todos os alunos para realização de diversas atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente. Foi apresentado na Sala de Convenções I para todos os alunos do Dom Bosco, tanto os do período da manhã, como para os da tarde.
Fábia Ferraz, Professora de física do Ensino Médio, e também responsável pelo projeto, conta que a ideia surgiu porque o Colégio estava procurando algo que mobilizasse os alunos, mas que fosse prático e não demandasse muito investimento. “Essa foi a melhor ideia que tivemos, transformar nosso local de trabalho e estudo em um local consciente tanto no âmbito ambiental como no educacional e socioeconômico”, destacou.
A lixeira de cor laranja para coleta já está sendo instalada na entrada do piso II da Instituição. Mensalmente, as pilhas e baterias serão recolhidas e quando houver uma boa quantidade, a empresa GM&Clog fará a coleta. Esta empresa é responsável pelo reprocessamento desses objetos e está localizada em São José dos Campos, no estado de São Paulo.
Logo após a apresentação de como será a coleta, os presentes puderam assistir a um teatro engraçado e leve, protagonizado por alguns alunos da 1ª Série do Ensino Médio, que animou, divertiu e reforçou a informação principal: a importância da reciclagem e os malefícios que pilhas e baterias jogadas de forma inadequada causam a nossa saúde e a das futuras gerações.
Você sabia?
As pilhas e baterias são 100% reaproveitáveis quando destinadas corretamente;
Se entrarmos em contato com os fluídos desses objetos, pode demorar até 60 anos para que sejam eliminados dos nosso corpo;
A intoxicação por esses fluídos causa desde vômitos, insônia, refluxo, até o câncer.
[new_royalslider id=”56″]