Física: matéria que assusta muitos alunos. Números, leis, velocidade, atrito. Chega a dar um nó na cabeça. Mas estudar o conteúdo de uma forma mais dinâmica facilita a compreensão. Então vamos viajar para conhecer melhor a Mecânica Celeste?
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio estudaram este conteúdo durante o 1° bimestre do ano letivo de 2015, ministrado pela Professora Fábia Cristina Ferraz. Aprenderam sobre constelações, corpos celestes e leis de Kepler. E, para complementar o aprendizado, dia 15 de maio, fizeram uma viagem até o Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) e ao Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Curitiba.
O Parque consiste em um centro interativo de divulgação cientifica e tecnológica, vinculado a Secretaria de Estado e da Educação do Paraná, facilitando a compreensão pública do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura. Já no Museu, os alunos tiveram a oportunidades de visitar a exposição “Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultura”, considerada uma das pioneiras na América Latina.
“Toda atividade extracurricular é uma ferramenta complementar para o conteúdo da disciplina e esta atividade, em específico, além de aperfeiçoar as habilidades e capacidades para aquisição do conhecimento proporcionou aos alunos a oportunidade de agregar valores a sua bagagem cultural dentro do currículo escolar”, salientou a Professora Fábia Cristina Ferraz.
Os alunos Gabriela Gandolfi e Leonardo Sinckiewicz adoraram a viagem, principalmente o Planetário. “Em sala de aula ficamos limitados somente à teoria, e não é a mesma coisa. Nas visitas, pudemos observar a física aplicada”, comenta Leonardo. E, para Gabriela “Podendo observar como acontece na prática, ficou mais fácil entender o conteúdo que a professora passou em sala”.
Através de experiências extracurriculares os alunos compreendem melhor os conteúdos transmitidos e visualizam sua aplicabilidade, tornando o aprendizado mais significativo.
[new_royalslider id=”49″]